O que significa Judô? você sabe?

Muita gente conhece o Judô das olimpíadas, mas não sabe o que significa Judô. Judô é uma arte marcial criada no Japão em 1882 por Jigoro Kano e que tem como sua principal característica a possibilidade de que qualquer pessoa utilize a técnica independente do seu tipo físico.

A etimologia da palavra Judô é composta por: Ju, que quer dizer suavidade, anti-resistência; e , que pode ser traduzido por caminho ou via. Com essa definição conseguimos entender melhor a filosofia do Judô, ou agora como você sabe o que significa judô, pode entender mais sobre a arte do Caminho Suave ou Caminho da Suavidade

Esse caminho suave representa a vida equilibrada, regrada e disciplina que um judoca precisa ter para atingir seus objetivos. Por isso que é comum encontrar atletas que buscam aperfeiçoar a sua técnica estudando e meditando fora do tatame sobre sua técnica.

capas de judo judogui 009 O que significa Judô? você sabe?

Eu <3 Judô

Como funcionam as competições de judô

De maneira simples e rápida, as competições de Judô consistem em combates entre dois competidores que utilizam de suas técnicas para projetar – jogar – o adversário para o chão com a finalidade que ele caia com as costas inteiras no tatame, através do golpe perfeito. Ainda no chão, caso o adversário não caia com toda as costas no chão – o que gera um ippon – é possível utilizar técnicas de imobilização, estrangulamento, ou travamento de articulação para que assim o adversário perca ou desista da luta.

Muitas pessoas acham que para treinar judô é preciso ser forte ou grande, e isso é um mito criado na cabeça das pessoas, talvez por ver o judô nas olimpíadas com atletas grandes. Quando Jigoro Kano reuniu técnicas eficazes e racionais do Ju-jitsu com a ténica de alavancas e anti-resistência, retirando as técnicias perigosas ou que não serviam para os objetivos que ele pretendia.
Nessa época, segundo documentos da época ele estava no auge dos seus 1,50m e apenas 48 kilos.

O princípio da anti-resistência do judô é bem representado pela parábola da cerejeira e do salgueiro. No inverno no Japão, um homem acreditava que os males da humanidade estavam no mal uso do corpo e das energias. Um dia andando sobre o jardim escutava o barulho dos galhos de cerejeira quebrando devido ao peso da neve. Ao longe avistou um salgueiro que também estava carregado de neve, mas que aposto chegar a um determinado peso, os galhos do salgueiro simplesmente se curvavam e deixavam a neve cair, enquanto o galho voltava intacto para o lugar.

O ensinamento que ficou dessa parábola é que o segredo para o bom judoca é ser flexível e não se opor a força, e sim ser a anti-resistência. Se te empurrar, puxe e aproveite do desequilíbrio do agressor para derrubá-lo, e te puxarem, empurre. É assim que os praticantes do judô – os judocas – fazem para derrubar seu oponente, utilizando suas técnicas (golpes) para projetar o adversário ao solo.

Além disso o Judô ainda ajudou no desenvolvimento de diversas artes marciais como o Sambo e o Jiu-Jitsu Brasileiro.

Agora que você já sabe o que significa Judô, passe para frente esse conteúdo comentando e compartilhando esse artigo. icon wink O que significa Judô? você sabe?

7 Comments

  1. Lucio Bivaque Sousa 08/01/2013
  2. Sandra Reinhold 06/07/2013
  3. Vinicius Bisignano 27/10/2013
  4. Bete Garcia 05/11/2013
  5. Kelly Pocoaca 11/12/2013
  6. Lucas Bernardo 20/12/2013
  7. Lucius Dorneles 30/01/2014

Comente este artigo

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *